A forma como as empresas funcionam, ao longo dos tempos, vem sendo reconfigurada com a velocidade imposta pelas novas tecnologias introduzidas no mercado, trazendo consigo a necessidade de inserção de novas técnicas e digitalização de processos e metodologias no ambiente corporativo. Buscando maior praticidade, facilitando e agilizando o funcionamento das empresas em uma nova realidade mundial, estas alterações somente se tornam possíveis através de mudanças na cultura organizacional.
Com a pandemia do coronavírus, algumas destas mudanças foram antecipadas com o objetivo de manter as empresas e seus colaboradores em atividade, minimizando os prejuízos organizacionais advindos da crise generalizada que se instalou.
Ela não está associada somente à aquisição de novos dispositivos digitais, mas também está subordinada à reformulação dos processos operacionais da empresa para o bom uso de novos equipamentos e métodos. Sendo assim, a base para o êxito de qualquer Transformação Digital se encontra na mudança cultural da empresa; seu sucesso é totalmente dependente de seu alinhamento com a Transformação Cultural, lembrando que a cultura é a responsável por orientar líderes e colaboradores, trazendo mais tranquilidade e capacitação para as novas funções que serão assumidas por eles, além de integrar e apresentar os novos métodos e processos.
Algumas iniciativas digitais adotadas pelas empresas já podem ser consideradas tendência, e em alguns casos, de extrema importância neste contexto de pandemia do coronavírus, como veremos na sequência. Novas iniciativas, tecnologias e procedimentos adotados pelas organizações têm se destacado e se transformado em tendência (alguns, inclusive, são de importância primária) tornando o processo mais saudável neste contexto de pandemia do coronavírus, como veremos na sequência.
A combinação das variáveis já citadas, como aquisição de novas técnicas e dispositivos, alterações nos métodos e processos de trabalho, mudanças estruturais e engajamento de colaboradores são essenciais para o sucesso das mudanças nas empresas. A readequação das formas de trabalho deve estar em compatibilidade com a cultura organizacional da empresa e, neste contexto, os colaboradores devem estar capacitados e confortáveis com as novidades para que o sucesso desta transformação traga ainda mais integração e inspiração entre os colaboradores. Em um momento em que a Transformação Digital e a mudança são palavras de ordem para acompanhar a evolução dos processos corporativos, a capacidade de transformação de uma organização pode (e deve!) vir a ser uma vantagem competitiva.