Transformação Cultural e Transformação Digital

Transformação Cultural e Transformação Digital

A forma como as empresas funcionam, ao longo dos tempos, vem sendo reconfigurada com a velocidade imposta pelas novas tecnologias introduzidas no mercado, trazendo consigo a necessidade de inserção de novas técnicas e digitalização de processos e metodologias no ambiente corporativo. Buscando maior praticidade, facilitando e agilizando o funcionamento das empresas em uma nova realidade mundial, estas alterações somente se tornam possíveis através de mudanças na cultura organizacional.

 Com a pandemia do coronavírus, algumas destas mudanças foram antecipadas com o objetivo de manter as empresas e seus colaboradores em atividade, minimizando os prejuízos organizacionais advindos da crise generalizada que se instalou.

A Transformação Digital de uma organização pode ser entendida como a mudança organizacional otimizada pela utilização de tecnologias digitais.

Ela não está associada somente à aquisição de novos dispositivos digitais, mas também está subordinada à reformulação dos processos operacionais da empresa para o bom uso de novos equipamentos e métodos. Sendo assim, a base para o êxito de qualquer Transformação Digital se encontra na mudança cultural da empresa; seu sucesso é totalmente dependente de seu alinhamento com a Transformação Cultural, lembrando que a cultura é a responsável por orientar líderes e colaboradores, trazendo mais tranquilidade e capacitação para as novas funções que serão assumidas por eles, além de integrar e apresentar os novos métodos e processos.

A Transformação Digital deve ser considerada uma Transformação  da Cultura Organizacional e, como tal, é necessário entender que não há inovação somente em dispositivos e tecnologia, mas principalmente em novas formas de organização e metodologias de trabalho.

Algumas iniciativas digitais adotadas pelas empresas já podem ser consideradas tendência, e em alguns casos, de extrema importância neste contexto de pandemia do coronavírus, como veremos na sequência. Novas iniciativas, tecnologias e procedimentos adotados pelas organizações têm se destacado e se transformado em tendência (alguns, inclusive, são de importância primária) tornando o processo mais saudável neste contexto de pandemia do coronavírus, como veremos na sequência.


  •           Trabalho Remoto – o impacto do isolamento social devido à pandemia obrigou muitas empresas a adotarem o sistema de home office (uma solução aparentemente simples, mas que envolve vários fatores para seu sucesso) para evitar a paralisação total de suas atividades. Essa mudança, por si só, já traz consigo uma transformação da cultura organizacional muito significativa, considerando que a maioria das empresas não permitiam o trabalho realizado diretamente de casa, sem presença física e contato pessoal com os demais colaboradores antes da pandemia. O home office trouxe ainda a necessidade de se criar soluções digitais para aproximação de colaboradores e clientes, atenuando as possibilidades de desconforto possíveis neste tipo de interação.

 

  •           Qualificação do material humano –  habilitar os talentos no uso de novas plataformas é de extrema importância para as organizações e um dos fatores preponderantes para o sucesso da Transformação Digital. É necessário, então, que as equipes sejam apresentadas às tecnologias e às novas ferramentas de trabalho, através de cursos de capacitação e treinamentos, para melhor qualificação e entendimento de todo o processo.

 

  •           Incorporação de tecnologias digitais – novos dispositivos e novas práticas devem ser incorporadas ao dia a dia dos colaboradores; para o sucesso do trabalho remoto é necessário que as ferramentas digitais estejam integradas e alinhadas, assim como a capacitação e domínio dos colaboradores na utilização destas ferramentas deve estar em pleno funcionamento.

 

  •           Governança /gerenciamento de dados – a quantidade de dados que necessitam ser armazenados cresce vertiginosamente. Neste contexto, é essencial que haja um planejamento para o gerenciamento dos dados, de acordo com o fluxo, evitando assim a possibilidade de surgirem problemas de acessibilidade e privacidade. Além disso, é necessário estar atento às leis de proteção de dados e privacidade.

A combinação das variáveis já citadas, como aquisição de novas técnicas e dispositivos, alterações nos métodos e processos de trabalho, mudanças estruturais e engajamento de colaboradores são essenciais para o sucesso das mudanças nas empresas. A readequação das formas de trabalho deve estar em compatibilidade com a cultura organizacional da empresa e, neste contexto, os colaboradores devem estar capacitados e confortáveis com as novidades para que o sucesso desta transformação traga ainda mais integração e inspiração entre os colaboradores. Em um momento em que a Transformação Digital e a mudança são palavras de ordem para acompanhar a evolução dos processos corporativos, a capacidade de transformação de uma organização pode (e deve!) vir a ser uma vantagem competitiva.



Comente com o Facebook



Posts relacionados

Av. Presidente Antônio Carlos, 681, Loja 12. Lagoinha, Belo Horizonte - MG CEP: 31.210-010

contato@teamhub.com.br