Os 8 tipos de cultura e como podem afetar a sua estratégia

Os 8 tipos de cultura e como podem afetar a sua estratégia

Os 8 tipos de cultura e como podem afetar a sua estratégia

O mundo corporativo é uma estrada intensa. Diferentes empresas em alta velocidade, com tipos diversos de cultura que afetam a estratégia buscam chegar ao topo do sucesso. É como se você estivesse em uma importante viagem. É preciso chegar ao destino o quanto antes.

Nessa importante viagem, um grande desafio te cerca: Se faz um tempo que você está andando sem rumo, sem saber onde está e qual é o melhor caminho a seguir.

E agora? Para onde ir? Angustiante, não?

Nessa nossa analogia, fica clara a importância de ter um bom mapa, ou, na atualidade, um GPS funcionando bem para nos guiar pelas muitas estradas do mundo corporativo, não é verdade? Assim, chegar ao nosso destino se tornará uma tarefa cada vez mais possível e prática.

Todo bom gestor também está interessado em conduzir sua empresa ou equipe a um ponto de maior engajamento, produtividade e sucesso. Mas, como fazer isso? Um dos primeiros passos é conhecer os tipos de cultura existentes na sua empresa.

Como vimos até aqui, identificar os tipos de cultura é como observar um mapa:

Tipos de cultura: ponto de partida.

Para te ajudar nessa estrada e começar a remover a névoa que talvez esteja dificultando sua visão, apontamos oito tipos de cultura que certamente caracterizam a instituição em que você atua. Mas, antes de começar, é importante ter em mente três fatos básicos:

  1. Nenhuma cultura é totalmente boa ou essencialmente ruim.
  2. A liderança impacta muito a cultura organizacional.
  3. É possível modificar a cultura de acordo com os objetivos e necessidade da empresa.

Os tipos de Cultura 

Cultura de Regra 

Esse arquétipo caracteriza empresas cheias de padronizações, procedimentos bem definidos e normas fixas.

Aspecto positivo: alta qualidade no serviço.

Aspecto negativo: risco de desmotivação dos colaboradores pelo excesso de burocracia.

Como exemplo, a Cultura de Regra é estratégica para empresas que visam melhorar a qualidade do produto oferecido e que almejam o alcance de metas significativas.

Cultura de Complacência

Empresas e equipes com uma Cultura de Complacência são espaços onde a tolerância e a estabilidade são nitidamente notadas. Ou seja, manter a estrutura e o bom clima organizacional são objetivos fortes.

Aspecto positivo: sentimentos de tranquilidade e segurança da equipe.

Aspecto negativo: condescendência com procedimentos e atitudes negativas.

Esse tipo de cultura é estratégico para empresas que buscam consolidar a equipe de colaboradores e gerar motivação por meio de um clima saudável no ambiente de trabalho.

Cultura de Aprendizado

Organizações com esse tipo de cultura valorizam o crescimento interno e, assim, promovem situações que visam ao bom preparo dos colaboradores.

Aspecto positivo: feedback constante e investimento nos membros do time.

Aspecto negativo: baixa atenção ao ambiente externo e para a dinâmica do mercado.

Certamente, a Cultura de Aprendizagem é estratégica para empresas que conseguiram compor um bom time de colaboradores.

Cultura de Tribo

Na Cultura de Tribo, os membros da equipe têm fortes vínculos de amizade. Como consequência, eles trabalham bem juntos e desenvolveram cumplicidade e cuidado mútuo.

Aspecto positivo: pouco conflito dentro do grupo e grande motivação interna.

Aspecto negativo: a cumplicidade entre os colaboradores pode fazer com que se unam em oposição a novas ideias, mudanças e modelos de gestão.

Para exemplificar, esse arquétipo cultural é estratégico para empresas que desejam promover a motivação e o fortalecimento recíproco para o alcance de determinadas metas.

Cultura de Colaboração

Empresas e equipes com Cultura de Colaboração valorizam muito a construção coletiva e o trabalho em equipe. Nesse espaço, cada membro é bem-vindo para contribuir com suas habilidades e compartilhar ideias que façam a empresa se alinhar ao mercado externo e com o que há de novo por aí.

Aspecto positivo: reconhecimento das competências de cada membro do time e liberdade de interação.

Aspecto negativo: risco de dependência entre os membros da equipe e dificuldade para cada um assumir responsabilidades individuais.

Esse tipo de cultura representa uma estratégia forte para que empresas se mantenham ativas nas tendências atuais do mercado.

Cultura Empreendedora

A Cultura Empreendedora caracteriza empresas com muito dinamismo e grande visão de futuro. Em outras palavras, os colaboradores têm um ritmo intenso de produtividade e buscam inovação.

Aspecto positivo: alto desempenho dos colaboradores, que encaram desafios como fator de motivação.

Aspecto negativo: competitividade negativa e risco de conflitos na equipe. Risco de decisões precipitadas.

Sem dúvida, esse arquétipo cultural é estratégico para empresas que buscam melhores posições no mercado.

Cultura de Inovação

Esse é o tipo de cultura de empresas que estão sempre em busca de novas soluções e procurando inovar. Embora tenha aspectos semelhantes à Cultura Empreendedora, na Cultura de Inovação há maior cuidado na tomada de decisões, busca de planejamento e maior ênfase em uma visão sistêmica.

Aspecto positivo: há maior equilíbrio entre dinamismo, aperfeiçoamento e ponderação. As decisões são, geralmente, mais assertivas.

Aspecto negativo: pouco cuidado com o ambiente interno e o desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Favorece o turnover.

Sendo assim, esse tipo de cultura é fundamental a empresas que buscam melhorar seus produtos para conseguirem ou manterem destaque no mercado.

Cultura Diretiva

Esse arquétipo cultural caracteriza empresas e equipes muito conservadoras, marcadas por regras e processos burocratizados. Diferencia-se da Cultura de Regras porque, na Cultura Diretiva, há um sistema muito ortodoxo e hierarquizado. Os papéis e limites são bem demarcados.

Aspecto positivo: há comunicação clara e direta e cada colaborador assume responsabilidade pela qualidade do trabalho.

Aspecto negativo: a grande ênfase nos cargos promove distanciamento nas relações e baixa confiança nos colaboradores.

Certamente, esse tipo de cultura é estratégico para empresas que buscam organizar processos e alcance de metas elevadas.

Como mapear a cultura organizacional?

Saber que empresas possuem diferentes tipos de cultura é importante. Mais ainda: entender que há culturas mais promissoras para cada momento e objetivo da organização é um diferencial! Essa é uma qualidade de gestores que buscam uma liderança sólida e bem sucedida.

Entretanto, apenas esse conhecimento não promove a mudança de rumo ou a direção certa para o sucesso. Nesse cenário, ainda que o líder aparente ter uma noção de sua localização na estrada, não a conhece tão efetivamente e, assim, dificilmente saberá o melhor caminho a seguir. Nesse sentido, como ele poderia avançar no percurso?

Avançar só seria possível caso ele tivesse em mãos seu “GPS”, não é verdade? Imagine um sistema que mapeasse o tipo de cultura da sua empresa e que indicasse melhores caminhos para elevar os seus colaboradores aos mais altos níveis de desempenho?Tipos de cultura: ponto de chegada, mapeamento da cultura instalada

Que saber a novidade: esse sistema e essas ferramentas já não são apenas fruto de sua imaginação! Elas existem e já têm contribuído para o desenvolvimento de importantes empresas.

Estamos falando da TeamHub, uma plataforma de gestão de cultura que pode ajudá-lo a conduzir sua equipe com segurança e visão clara do percurso.

Com muita experiência no estudo de diferentes e importantes organizações, a plataforma é capaz de mapear a cultura de sua empresa e te auxiliar a descobrir o melhor caminho que o levará a excelentes resultados!

Que saber como?

Deixe a nossa equipe te ajudar a redirecionar a rota da sua empresa para um destino de sucesso!

Sobre Débora Alves

Sou graduada em Pedagogia e especialista em Pedagogia Empresarial e Gestão em Recursos Humanos. Como desafio atual, tenho a reta final do mestrado em Educação e Formação Humana. Sou apaixonada por processos de aprendizagem, neurociências e pelo Universo Marvel. Amo cozinhar para a família e os amigos. Meu trabalho na TeamHub é produzir material sobre tudo que envolve pessoas, aprendizagem, cultura e organizações.



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