Ted Talks de Gestão de Pessoas: confira os 10 melhores!

Ted Talks de Gestão de Pessoas: confira os 10 melhores!

Ted Talks de Gestão de Pessoas: confira os 10 melhores!

O mercado cobra dos gestores uma atualização constante e, na área de gestão de pessoas, não é diferente. Por isso, as conferências curtas do TED Talks de gestão de pessoas são uma excelente fonte de conhecimento inspirador para quem quer se aprimorar nessa área.

TED Talks?

Isso mesmo, TED Talks são palestras com no máximo 20 minutos de duração, disponíveis gratuitamente on line. Trata-se de uma ótima opção para quem não tem muito tempo, mas não abre mão de um conteúdo de qualidade.

Seja para se atualizar, seja para se aprofundar em uma tendência de mercado, seja para conhecer realidades diferentes, as palestras desses especialistas trazem um novo ânimo e inspiram milhares de telespectadores ao redor do mundo.

E, pensando em te atualizar quanto às principais discussões sobre gestão de pessoas ao redor do mundo, que elaboramos essa lista com os 10 melhores TED Talks sobre o tema.

Vamos lá?

Ah! E, só mais uma coisa: Não deixe de acompanhar o conteúdo até o final, pois colocamos um TED bônus e adoraríamos saber a sua opinião sobre o tema 🙂

O novo significado do Trabalho

Alexandre Pellaes  tem mais de 20 anos de carreira trabalhou de startups a gigantes multinacionais. Mestre em psicologia do trabalho pela USP, é pesquisador e transformador do mundo do trabalho.

“A gente vira parte do meio. Então, escolha o meio aonde você vai.”

Em uma palestra leve, Alexandre fala sobre os diferentes modelos de gestão e sua evolução ao longo dos anos e sobre o momento atual, no qual vemos uma transformação na relação trabalho versus emprego.

Esqueça a hierarquia vertical no trabalho

Margaret Heffernan conhecida por ser ex-CEO de cinco empresas diferentes e autora de 5 livros sobre negócios e liderança eficaz.

“Empresas não têm ideias, só pessoas têm. E o que motivas as pessoas são as conexões, a lealdade e a confiança que elas desenvolvem umas com os outras.”

Usando como modelo um experimento feito com super galinhas, Margaret debate o modelo de super estrelas, competitividade e individualização.

Mas, o que faz com que alguns grupos sejam, mais bem-sucedidos e produtivos que outros? De acordo com Margaret, é a conectividade social entre as pessoas, a capacidade de deixar as ideias fluírem, crescer e pedir ajuda quando necessário.

Cinco maneiras de liderar em uma era de mudança constante

Jim Hemerling é um sócio sênior na Bay Area. Ele trabalha na transformação das organizações para fornecer e sustentar um desempenho revolucionário.

“Na era da transformação, as organizações sempre vão estar mudando. Para fazer isso, precisamos começar a priorizar as pessoas.”

Para a maioria das pessoas, quando propomos uma transformação pessoal é um momento de excitação há uma relação emocional positiva. Já quando se trata de uma transformação da organização, o medo, a insegurança, um sentimento negativo toma as pessoas.
Nesse TED Talk, Jim apresenta cinco pontos centrados na priorização das pessoas para que as organizações consigam mudar o paradigma da transformação organizacional.

Por que bons líderes fazem você se sentir seguro

Simon Sinek é autor de 5 livros, incluindo o famoso “Start With Why”, que esteve na lista dos mais vendidos do The New York Times. Sinek é uma referência para empreendedores ao redor do mundo.

“Quando as pessoas se sentem seguras e protegidas pelo líder do grupo, a reação natural é confiar e cooperar.”

A partir de uma série de histórias, Simon apresenta um ponto muitas vezes esquecido pela liderança: a segurança dos colaboradores de uma equipe em seu líder.
Uma cultura no local de trabalho que promove a segurança e a valorização dos colaboradores é capaz de aumentar a produtividade e engajamento do time.

Como interromper maus hábitos de gestão antes que alcancem a próxima geração de líderes

Elizabeth Lyle Partner do Boston Consulting Group (BCG), trabalha com grandes e complexas organizações para a transformação de liderança em tempos de mudança.

“Nosso modelo de profissional está em formação comportamental no momento, e nosso ambiente de trabalho está sob uma ruptura sem precedentes.”

As empresas estão se preparando para um futuro no qual os líderes terão mais liberdade, flexibilidade e mais confiança do que nunca. Mas, como ter um ambiente que permita que os líderes intermediários se desenvolvam e questionem o modelo atual?
Elizabeth traz, nesse TED Talk, uma nova proposta para criar um ambiente seguro e o acompanhamento necessário para o desenvolvimento dos futuros líderes.

Como os estereótipos de geração nos atrapalham no trabalho

Leah Georges é professora e pesquisadora na Universidade de Creighton. Trabalha com empresas a questão da guerra de gerações no local de trabalho.

“As pessoas querem empregos importantes, flexibilidade, auxílio, reconhecimento, café melhor. Mas nenhuma dessas coisas está ligada a apenas uma geração.”

Como apresenta Leah, pela primeira vez na história contemporânea, temos cinco gerações interagindo no mercado de trabalho. Como os estereótipos típicos das gerações nos impedem de trabalhar e nos comunicar melhor?
Quando conhecemos as pessoas em suas exclusividades, o lugar que elas ocupam no mundo, deixamos de falar unicamente sobre uma “geração”.

Por que a melhor contratação não precisa ter o currículo perfeito

Regina Hartley possui uma carreira de mais de 25 anos trabalhando com gestão de pessoas na UPS. Atualmente, ela é vice-presidente de RH, dando suporte à TI e à Engenharia na UPS.

“Empresas comprometidas com a diversidade e práticas de inclusão tendem a apoiar os ‘comigo ninguém pode’ e a superar as concorrentes.”

Em apenas 10 minutos, Regina traz uma importante reflexão para os profissionais que estão a frente do recrutamento e seleção: o candidato que tem o currículo perfeito pode não contribuir tanto para a sua empresa quanto aquele candidato que não tem um histórico perfeito.

A ideia por trás desse TED Talk é dialogar sobre o potencial das contratações “imperfeitas”, sobre como elas podem revelar pessoas mais motivadas e ambiciosas ao receberem uma oportunidade.

Um conselho sobre carreira que você provavelmente não recebeu

Susan Colantuono é a CEO da Leading Women’s, uma empresa que trabalha no desenvolvimento de mulheres para a liderança em todo mundo.

“Nós temos que começar a pôr mais o nosso foco em desenvolver e provar as competências que mostram que somos pessoas que entendem o negócio, onde ele está indo, e nosso papel em fazê-lo chegar lá.”

As mulheres representam 50% dos cargos de gestão intermediária e dos cargos operacionais. Contudo, no topo das organizações, elas representam apenas um terço dessa porcentagem. Por que isso acontece?
Susan traz um conselho simples que você talvez ainda não tenha ouvido de forma clara. Esse TED Talk apresenta lições universais, tanto para mulheres, quanto para homens.

A surpreendente crise na força de trabalho de 2030. E como começar a resolvê-la agora

Rainer Strack é o líder global sobre RH na Boston Consulting Group (BCG). Autor de inúmeros artigos sobre recursos Humanos, foi membro, duas vezes, do conselho da Agenda Global para a Mobilidade de Talentos no Fórum Econômico Mundial.

“Planejar a força de trabalho se tornará mais importante do que o financeiro.”

Neste TED Talk, Rainer convida as empresas a olharem para o futuro do mercado de trabalho mundial. Apesar da crescente automação de empregos, podemos esperar uma séria escassez de força de trabalho em um futuro próximo.

Nessa palestra recheada de dados, Rainer discute as razões que têm contribuído para que as empresas comecem a mudar a cultura de seus negócios e abracem a valorização das pessoas.

Como ser da “Equipe Humana” no futuro digital

Douglas Rushkoff aconselha governos, comunidades e empresas sobre o impacto da tecnologia no futuro da sociedade. O palestrante foi considerado um dos 10 pensadores mais influentes pelo MIT. É o Autor de cinco livros, dentre eles, “Team Human”.

“Temos que parar de usar a tecnologia para otimizar seres humanos para o mercado e começar a otimizá-la pro futuro humano.”

Vivemos em um mundo cada vez mais digital, deixamos de ser avaliados pela nossa criatividade para sermos valores, dados baseados na nossa capacidade de produzir.

Nesse TED Talk, Douglas traz reflexões importantes sobre o caminho pelo qual o mundo tem seguido e quais são os valores e traços que estamos deixando no planeta. Ele nos convida a fazer parte do que ele chama de “Time dos Humanos”.

Bônus: Cor cega ou cor valente?

Mellody Hobson é atualmente presidente da Ariel Investments. Ela se tornou conhecida por falar sobre educação financeira e educação de investidores.

“É a hora de nos sentirmos confortáveis com a conversa desconfortável sobre raça: branco, negro, asiático, hispânico, homem, mulher, todos nós.”

Como conteúdo bônus, escolhemos um assunto nada confortável, mas muito importante para todos os profissionais de gestão de pessoas: as discussões sobre questões de raça.

Nesse TED Talk, Mellody fala abertamente sobre raça e sobre a importância da diversidade na contratação, como esta contribui para uma vantagem competitiva que vai para além dos negócios.

Coloque em prática!

Como você viu, colocamos nesta lista, uma série de TED Talks de gestão de pessoas. No entanto, sabemos que, se você quiser mudar a cultura instalada na sua empresa, é necessário que outras pessoas compartilhem do seu ponto de vista.

Então, que tal começar agora mesmo?

Selecione o conteúdo que mais chamou a sua atenção e compartilhe com o seu time para propor uma conversa! Seja você mesmo um agente de inovação 🙂

Ah, e, antes de você ir, que tal deixar um comentário contando as suas impressões sobre os TED Talks de gestão de pessoas selecionados pela nossa equipe neste artigo? De qual deles você mais gostou? Você discorda de algum dos palestrantes? Compartilhe com a gente!

Sobre Bárbara Kelly

Sou psicóloga por formação e me interesso muito pelo comportamento humano. Há um ano e meio inventei de estudar Criminalística e Psicologia Investigativa. Gosto de livros, fotografia e qualquer coisa DIY. Sou metida a escrever e na Teamhub trabalho produzindo material sobre o intrigante universo do comportamento humano e seus padrões de funcionamento.



Comente com o Facebook



Posts relacionados

Av. Presidente Antônio Carlos, 681, Loja 12. Lagoinha, Belo Horizonte - MG CEP: 31.210-010

contato@teamhub.com.br