Pluralidade, Diversidade e Inclusão: por que elas precisam ser tão importantes para a sua empresa?

Pluralidade, Diversidade e Inclusão: por que elas precisam ser tão importantes para a sua empresa?

“Se não me vejo, não compro!”

A grande parte de várias etnias, gerações, religiões e gêneros que tanto presenciamos no dia a dia, ainda está fora do mercado de trabalho. A cada ano que passa o debate ganha mais força e espaço, mas ainda continua no papel. Ou seja, há muito ainda a ser feito e isso não é segredo para ninguém.

Em um levantamento realizado pelo Instituto Ethos foi observado que as mesmas desigualdades sociais estruturais brasileiras se refletem também no ambiente de trabalho. O mesmo estudo mostrou que as mulheres continuam sendo sub-representadas no trabalho e recebem menos que um homem que ocupa a mesma função. Em outra pesquisa, realizada pelo Fórum Econômico Mundial e publicada na mídia no final do ano passado, levaria cerca de 59 anos para se acabar com a desigualdade entre homens e mulheres no país, se continuarmos neste mesmo ritmo. 

Apesar da realidade incoerente com os debates, a pluralidade, diversidade e inclusão são assuntos cada vez mais obrigatórios dentro das organizações. O movimento é impulsionado pela valorização de mudanças na sociedade, pelo avanço da tecnologia e pela criação de novas leis de inclusão que são consequências das lutas dos movimentos LGBTQI+, racial, PCDs e outros. 

Apesar do movimento, das lutas, a maioria das empresas não possuem programas de diversidade, mas já entendem que é uma tendência sem volta e obrigatória. É importante migrar para um olhar mais interseccional em relação à diversidade. É preciso dar conta das várias conexões e relações entre deficiências, culturas e identidades que acontecem na sociedade e que podem se estabelecer nos ambientes de trabalho. 


Mudar requer Inclusão e Diversidade. Inclusão e diversidade é Inovação.

A cultura da igualdade no ambiente corporativo é um multiplicador de inovação e crescimento para as empresas. Mas é quase sempre um desafio adotar e implementar programas de diversidade e inclusão, por alguns motivos: falta de preparo da área de Recursos Humanos, falta de informação, preconceito e outros. Entender a diversidade  e a inclusão nas empresas vai além de contratar pessoas de diferentes culturas, raças e etnias. É possuir colaboradores de diferentes núcleos e vivências sociais em todos os níveis hierárquicos da empresa, é retratar a sociedade. É saber aproveitar e extrair o melhor das diferenças, potencializando as capacidades de todos e transformando em resultados para os negócios. 

O movimento como um todo é uma tendência que carrega a inovação, que é uma estratégia essencial para os negócios. Quanto mais a empresa traz a pluralidade nos ambientes internos, mais os impactos positivos financeiros e organizacionais são percebidos e a qualidade do ambiente melhora.

Com a pandemia do novo coronavírus, as novas relações de trabalho impostas reforçaram a importância da diversidade como parte estratégica dos negócios, trazendo como consequências soluções para a criação e manutenção de uma cultura organizacional mais inclusiva e participativa. Apostar e investir nesse processo é alcançar melhores resultados. De acordo com o relatório da Diversity Matters, de 2015, as empresas que consideram a diversidade no recrutamento entregam resultados 25% melhores do que organizações “não-diversas”. Empresas com diversidade de gênero são 15% mais propensas a terem performance superior àquelas que não promovem. E as empresas que promovem a diversidade étnica, possuem 35% de resultados maiores. 

 

Não é segredo e é uma certeza: aumentar a pluralidade e aplicar a diversidade é incentivar a igualdade e ao mesmo tempo, estimular a produtividade e fortalecer seus valores organizacionais e sociais. Um ambiente inclusivo é mais propício à inovação. 

+ Inovação = + Resultado

Com tudo isso, é seguro dizer que a inclusão e o incentivo a diversidade traz muitos benefícios para as empresas: 

  • Nível de rotatividade de funcionários mais baixos;
  • Clima organizacional mais inclusivo;
  • Redução de conflitos, quando a diversidade é reconhecida e praticada;
  • Aumento da colaboração e aproximação entre os colaboradores;
  • Equipes mais engajadas e mais espaço para a inovação;
  • Presença de representatividade;
  • Fortalecimento da imagem e dos valores institucionais;
  • Geração de negócios promissores;

É possível mudar esse cenário?

A resposta é simples e direta: SIM! Não há um modelo a seguir, não há um manual. Mas existem ações eficientes que começam de dentro pra fora:

– Entender o seu desafio de diversidade e inclusão, compreender e se orientar por dados;

– Começar a contratar com foco nas habilidades, experiências e competências de cada colaborador e não mais por idade, sexo, endereço e etnia. Algumas empresas já usam o recrutamento de currículos por robôs para reduzir preconceitos na busca por um talento. 

– Criar um ambiente realmente inclusivo para todos, com adaptações necessárias para receber pessoas com algum tipo de necessidade física especial e mudar a cultura da empresa para que a diversidade e pluralidade sejam reflexos e temas naturais do cotidiano.

– Criar programas de treinamentos e desenvolvimentos para os colaboradores e líderes;

– Estabelecer  um código de ética que impeça e iniba a discriminação em qualquer circunstância.

Em Abril do ano passado, a Blend Edu realizou o primeiro benchmarking do Brasil para mapear o “Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil e os Impactos da COVID-19” e foi observado que mais de 60% das empresas possuem seus objetivos do programa de de diversidade associados à criação de cultura inclusiva e gestão de talentos, seguidos pelo impacto no resultado do negócio.  Assim, é importante destacar que não é possível apenas incluir a diversidade como parte do processo da empresa, sem cuidar dos valores e alinhar a cultura organizacional para esse fim. A diversidade é mais do que aceitação, é respeito às diferenças de cada pessoa.

Nós, da TeamHub, valorizamos e incentivamos a promoção da pluralidade, diversidade e inclusão, contribuindo para que as iniciativas da sua empresa se tornem protagonistas de um ambiente cada vez mais saudável e inclusivo. Conte conosco!

Dica de leitura sobre esse assunto: https://157next.academy/conversa-inspiradora/?subdivision=inclusao-da-diversidade



Comente com o Facebook



Posts relacionados

Av. Presidente Antônio Carlos, 681, Loja 12. Lagoinha, Belo Horizonte - MG CEP: 31.210-010

contato@teamhub.com.br