Perfil comportamental: Conheça os tipos e saiba como adotar e sua empresa

Inovação para ISO 56002

Perfil comportamental: Conheça os tipos e saiba como adotar e sua empresa

Se você trabalha com gestão de pessoas, provavelmente já ouviu falar em “Perfil Comportamental”. Esse termo se refere a um conjunto de respostas comportamentais que as pessoas emitem diante de determinados estímulos.

O perfil comportamental é traçado levando-se em conta que cada pessoa possui uma forma diferente de agir diante de situações específicas. A partir disso, vários estudos da Psicologia e de outras ciências complementares categorizam esses comportamentos estabelecendo, assim, padrões de respostas que determinam um perfil comportamental.

No meio corporativo, a Metodologia DISC oferece um excelente referencial teórico para se estabelecer esses padrões de comportamento de forma prática e assertiva.

Desenvolvida por William Moulton Marston, Doutor em Psicologia, a metodologia DISC trouxe luz para as questões relativas ao comportamento humano e é de grande valor para as corporações do mundo moderno.

Os perfis DISC

Na sigla DISC, encontram-se representados os 4 perfis comportamentais que Marston categorizou a partir de seus estudos. Cada letra se refere a um perfil comportamental: Dominante (D), Influente (I), Estável (S) e Conforme (C).

Metodologia DISC vetores comportamentais

É importante dizer que cada um desses perfis tem suas peculiaridades, seus pontos positivos e negativos.

Não existe um perfil comportamental melhor que outro no que diz respeito às relações humanas, mas entender como “funcionamos” pode ser muito valioso para o desenvolvimento pessoal e de nossas habilidades comportamentais.

Além disso, implantar o conhecimento de perfil comportamental DISC nas organizações contemporâneas possibilita maior assertividade no trabalho de Gestão de Pessoas.

Características de cada Perfil Comportamental

Dominante: 

O Dominante é o que mais gosta de desafios e apresenta uma enorme força de caráter. Normalmente, ele domina o ambiente e defende com intensidade o seu ponto de vista. É independente, diretivo. Valoriza as pessoas por sua capacidade de concluir tarefas e influencia por persistência, intimidação e direcionamento.

Pontos Positivos: Autoconfiança, objetividade, iniciativa, assertividade e ousadia.

Pontos Negativos: Rispidez, egoísmo, agressividade, arrogância, e individualismo.

Influente: 

O Influente é o mais entusiasmado e apresenta alto nível de afetividade, carisma e flexibilidade. Normalmente, ele alegra o ambiente, pois é otimista, persuasivo e popular. Valoriza as pessoas por sua capacidade de comunicação e influencia por amizade, relacionamento e elogios. 

Pontos Positivos: Extroversão, carisma, coragem, sociabilidade e comunicação.

Pontos Negativos: Desorganização, inconstância, exagero, ansiedade e superficialidade.

Estável:

O Estável é o mais moderado e apresenta alto nível de previsibilidade. É constante e persistente. Normalmente gosta de planejar e é de fácil convivência. Valoriza as pessoas pela qualidade dos relacionamentos e influencia por tenacidade, determinação e consistência no empenho.  

Pontos Positivos: Paciência, constância, tranquilidade, ponderação e perseverança. 

Pontos Negativos:Lentidão, insegurança, submissão, procrastinação e medo.

Conforme: 

O Conforme é o mais contido e apresenta um alto nível de defesa. É controlado e perfeccionista. Normalmente, gosta de rotina e processos, além de ser detalhista e apreciar seguir regras. Valoriza as pessoas por sua capacidade cognitiva e influencia por dados, argumentos e precisão. 

Pontos Positivos: Inventivo, detalhista, analítico, lógico e meticuloso.

Pontos Negativos: Retraído, ressentido, crítico, teimoso, irônico.

Como engajar cada perfil

Quem está em busca de um profissional para fazer parte de sua equipe pode se beneficiar dessa metodologia e efetuar contratações mais assertivas. Para isso, é importante que você tenha desenhado quais as principais características desse novo cargo.

O DISC permite ao gestor de pessoas engajar o perfil mais adequado para determinada vaga, utilizando, para isso, uma ferramenta de mapeamento de perfil.

Um determinado cargo em sua empresa exige um colaborador que precise viajar e tenha facilidade de adaptação e uma boa comunicação. O ideal é que esse colaborador possua um perfil Influente. O Influente não é ligado a rotinas e adora novidades. Para ele, estar cada semana em um lugar trabalhando e conhecendo gente nova não será um problema.

Em contrapartida, se você procura alguém que siga à risca aquilo que é proposto, que seja confiável e que aprecie rotina, você vai encontrar essas características em um perfil Estável. O Estável gosta de saber o que tem que fazer e é muito leal na realização de suas tarefas. Cargos mais burocráticos, que exijam constância e persistência, são ideais para quem possui esse tipo de perfil.

Agora, pense em um perfil para engajar em um trabalho minucioso e que exija alta qualidade. O que você busca é um perfil Conforme. O Conforme é perfeccionista e realiza trabalhos de excelência. Pode se sair muito bem em cargos que exijam concentração e atenção a detalhes.

Por último, se os pré-requisitos para uma contratação forem iniciativa e pró-atividade, como, por exemplo, para um cargo de vendas com metas pré-estabelecidas e certo nível de competição, você precisa de um Dominante. O Dominante é ousado, destemido e desbravador. Desafie-o e você terá bons resultados.

Como dar feedback para cada perfil

O feedback é utilizado nas organizações para dar aos colaboradores um parecer sobre o seu desempenho no ambiente de trabalho de um modo geral. Essa importante ferramenta na gestão de pessoas pode trazer resultados surpreendentes se usada levando em consideração as características de cada perfil comportamental.

Dominante 

Se o perfil do seu colaborador for um dominante, você pode trabalhar o feedback positivo reforçando a seu potencial desbravador e sua capacidade de atingir os resultados. Para motivá-lo, ofereça novos desafios com resultados e metas a serem atingidas.

Para dar a um dominante um feedback negativo, é importante saber que um Dominante pode partir para o ataque diante das críticas. Portanto, é importante ser firme firme com ele. Aponte os traços que você considera que precisam ser trabalhados e desafie-o a alcançar novas perspectivas no seu desenvolvimento pessoal.

Influente

Para um perfil Influente, um feedback positivo precisa conter um tom de entusiasmo e admiração em relação ao trabalho desenvolvido. Para motivá-lo, exalte suas qualidades em público e reforce sua importância no clima da equipe.

No entanto, para um feedback negativo, é importante saber que um Influente pode se mostrar muito aberto às críticas, mas pouco reflexivo em relação às mudanças que precisa desenvolver. Após fazer os apontamentos, procure acompanhar de perto as mudanças propostas ao Influente para garantir resultados mais certeiros.

Estável

Um feedback positivo para um perfil Estável, deve trazer segurança e reforçar sua eficiência e perseverança. Para motivá-lo, exalte a importância do seu trabalho, pois o Estável gosta de servir e de se sentir útil.

No caso de um feedback negativo, é importante saber que um Estável pode se ofender com facilidade ou exercer um excesso de cobrança sobre si mesmo em relação às falhas apontadas. Procure ser leve nas colocações, tendo em vista que um estável costuma sempre levar em consideração os apontamentos negativos feitos pelos outros e buscar mudança.

Conforme

Considerando um perfil Conforme, o feedback positivo deve sempre reforçar a excelência do trabalho do colaborador, assim como exaltar sua capacidade lógica e de análise. Para motivá-lo, incentive-o a colocar em ação a sua criatividade.

Pensando para um feedback negativo, tenha em mente que um Conforme sempre pode apresentar uma resistência inicial a críticas, devido ao seu perfeccionismo, sua teimosia e sua retração. Procure apresentar fatos concretos que demonstrem, de forma objetiva, no que ele necessita de desenvolvimento e mudança.

Quais são as vantagens de conhecer o perfil dos colaboradores?

A análise de perfil DISC pode trazer muitas vantagens para sua empresa, que vão desde contratações mais assertivas até o desenvolvimento das habilidades individuais do grupo. Conhecendo o perfil dos seus colaboradores, você pode

  • montar um time engajado;
  • dar um up nas relações interpessoais da equipe;
  • remanejar colaboradores de forma engajada;
  • promover o autoconhecimento pessoal e do grupo.

Quer potencializar sua gestão e alcançar resultados efetivos com economia de tempo e dinheiro? O perfil comportamental DISC pode ser um ótimo começo!

Crie uma conta gratuita na TeamHub por 20 dias e experimente os benefícios de uma ferramenta DISC no dia a dia de sua empresa. 

Sobre Bárbara Kelly

Sou psicóloga por formação e me interesso muito pelo comportamento humano. Há um ano e meio inventei de estudar Criminalística e Psicologia Investigativa. Gosto de livros, fotografia e qualquer coisa DIY. Sou metida a escrever e na Teamhub trabalho produzindo material sobre o intrigante universo do comportamento humano e seus padrões de funcionamento.



Comente com o Facebook



Posts relacionados

Av. Presidente Antônio Carlos, 681, Loja 12. Lagoinha, Belo Horizonte - MG CEP: 31.210-010

contato@teamhub.com.br