O desafio da transformação digital

O desafio da transformação digital

Falamos em nossas redes sociais sobre a relação entre transformação digital e cultura organizacional. É sempre um desafio grande as empresas estabelecidas alcançarem a cultura organizacional ideal para uma transformação digital. Em uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, foi percebido que o que impede e dificulta as transformações digitais é a falta de uma cultura bem definida e forte.

A importância da transformação digital na cultura organizacional

Se adequar e se preparar para um futuro digital não simples quanto parece. É preciso desenvolver capacidades digitais nas quais as atividades, as pessoas, a cultura e a estrutura da empresa estejam alinhadas com os objetivos estratégicos organizacionais. Outra per

cepção da pesquisa é que as organizações que conseguem implementar tecnologias digitais geralmente possuem culturas organizacionais mais consistentes. 

Como alinhar então a cultura organizacional à minha estratégia digital? 

Tudo começa pelas lideranças: uma transformação digital completa precisa de um apoio dos líderes no processo. A cultura em transformação exige um suporte para um fluxo de reinvenção digital através da hierarquia de gerenciamento até todos os funcionários da linha de frente, de modo que a pirâmide organizacional completa seja sintonizada com a digital.

As organizações preparadas digitalmente criam equipes organizadas, não hierárquicas e multifuncionais capazes de executar projetos e processos do início ao fim. São focadas no atendimento de ponta a ponta e não são exclusivas a um único departamento ou função. Os transformadores digitais criam as chamadas equipes de “esquadrão”, flexivelmente implantadas em toda a organização e focadas em atendimento de ponta a ponta, em vez de serem trancadas em um único departamento ou função. Portanto, é preciso planejar e estruturar equipes capacitadas e preparadas para as mudanças. 

Para tanto, é preciso definir a cultura organizacional desejada e implementá-la. Sem isso, as mudanças digitais nas empresas falharão. É preciso agilidade organizacional, é preciso que as equipes estejam integradas e engajadas, é preciso que as pessoas se sintam parte de todos os processos. Não é preciso ser uma potência tecnológica para ser uma empresa digital, mas é preciso melhorias multidisciplinares para que a transformação digital ocorra de maneira eficiente. 

Mas lembre-se: ter uma cultura digital e organizacional é um ótimo começo, mas este é o primeiro passo para a transformação digital. Dê voz ativa aos seus colaboradores. Invista tempo para definir os objetivos estratégicos alinhados à cultura organizacional. 



Comente com o Facebook



Posts relacionados

Av. Presidente Antônio Carlos, 681, Loja 12. Lagoinha, Belo Horizonte - MG CEP: 31.210-010

contato@teamhub.com.br