A pandemia do Covid-19 vem alterando nossos comportamentos desde seu surgimento. No mundo corporativo não foi diferente: o impacto trouxe a necessidade de mudanças significativas nas empresas, como o home office, e têm como desafio sustentar a cultura organizacional neste contexto. Assim como ela reforçou a necessidade de várias mudanças, ela também pode ser um risco à cultura. A solidificação das crenças que os colaboradores compartilham se tornou mais difícil, à medida que o home office se tornou cada vez mais tendência. 

 

 

Criar uma cultura estrategicamente forte, bem compartilhada e valorizada, precisa ser  adaptável em tempo real para garantir resultados satisfatórios. A adaptabilidade cultural, que é exatamente o momento o qual as empresas estão enfrentando, ou seja, inovar e mudar rapidamente é importante no atual momento histórico. 

Mas como manter a cultura organizacional neste cenário de medo, incertezas, insegurança e distanciamento? Como continuar a construir e fortalecer a cultura da empresa, em tempos de home office?

 

Uma cultura organizacional consolidada, firme e sólida é capaz de balizar as ações e orientar os melhores caminhos a serem seguidos. Considerando que a principal forma de efetivação e estabelecimento da cultura organizacional se dá com a relação contínua entre os colaboradores da empresa, é necessário ressaltar que o trabalho remoto pode se tornar um entrave para a manutenção da cultura da organização; ao mesmo tempo, o engajamento pode inovar e construir uma reputação e imagem mais forte. O importante é não se manter parado!

Pensando nisso, sugerimos algumas ações que causam impacto imediato, motivando, agregando valores e reduzindo a insegurança.

Demonstrar sua visão organizacional

Como a empresa se posiciona diante da crise e quais as ações que serão tomadas para resolução dos problemas são informações imprescindíveis para os funcionários neste momento. Manter a transparência nas ações e objetivos é a melhor opção. Os funcionários irão perceber o empenho da empresa e o cuidado com o novo momento.

Enfatizar a missão e os valores da empresa. Sempre!

O distanciamento dos colaboradores com o ambiente físico de trabalho pode desconectá-los das diretrizes da empresa. Articule ações internas realizadas pelo meio digital sobre comportamentos, valores e posturas adequados para o ambiente de trabalho continuar desejável.

Promover o contato entre os colaboradores

É essencial para alinhar as atividades entre os funcionários, mas também pode ser bastante útil para promover eventos (virtuais) de descontração entre eles. Após as reuniões de trabalho pode-se realizar ações de engajamento, bate-papos, palestras, troca de experiências. 

Valorizar o trabalho individual  

Demonstrar a importância de cada colaborador, através de feedbacks construtivos e honestos, é essencial para que se sintam seguros neste momento.

Investir no bem-estar do trabalhador

Muitas empresas têm oferecido serviços gratuitos na área da saúde mental a seus colaboradores como forma de prevenção de transtornos como a depressão e, possivelmente, o afastamento do funcionário.

Não há fórmula pronta, cada empresa tem suas peculiaridades. Mas é certo que a cultura de uma empresa predomina se suas diretrizes são praticadas na rotina de colaboradores e, principalmente, de seus líderes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *