Metodologia DISC: Guia Rápido

Metodologia DISC: Guia Rápido

Se você fizer uma rápida busca na internet sobre metodologia DISC, vai perceber que esse é um termo muito usado na área de Recursos Humanos das empresas, principalmente no que diz respeito aos processos de recrutamento e seleção e desenvolvimento pessoal.

Mas, afinal de contas, do que se trata a metodologia DISC? Quem a desenvolveu? O que quer dizer essa sigla? Por que esses estudos têm sido tão relevantes nos dias de hoje? Como você pode utilizá-la no seu dia a dia?

Então, vamos às respostas?

Marston e seus estudos

Num trabalho bem à frente de seu tempo, William Moulton Marston desenvolveu, em 1928, uma teoria sobre as emoções e suas respostas comportamentais. Essa teoria trouxe valiosas informações sobre a inteligência emocional dos seres humanos e como aplicá-la no ambiente profissional e pessoal.

Marston era graduado em Direito e Doutor em Psicologia. Apesar de ser pouco conhecido na atualidade, possui um currículo de curiosas criações bem conhecidas por todos nós.

Entre elas, está a empoderada Mulher Maravilha. Isso mesmo! O criador da Metodologia DISC é o pai da princesa guerreira Diana. Além disso, Marston também foi o precursor do polígrafo, aquele aparelho usado como detector de mentiras pelo FBI.

Metodologia DISC William Marston o pai do DISC

Um pouco da vida de Marston

As Emoções das Pessoas Normais é a obra de Marston que deu origem aos instrumentos de análise de perfil comportamental DISC, utilizados, hoje, não só no Brasil, mas também em outras partes do mundo.

Marston entendeu que as pessoas se agrupavam por semelhanças na forma de se comportar diante da vida e das situações. Sendo assim, identificou e classificou 4 comportamentos básicos de todo ser humano: Dominante (D), Influente (I), Estável (S) e Conforme (C).

Metodologia DISC vetores comportamentais

Os 4 comportamentos da Metodologia DISC

O Dominante (D): “Vamos para a guerra!”

Metodologia DISC - O Dominante

O Dominante topa qualquer desafio!

É visionário, empreendedor, ambicioso. Ele é muito competitivo e, por isso, busca ter sucesso em seus empreendimentos, toma decisões rápidas e costuma assumir o poder, mesmo nas situações simples da vida.

O que motiva esse perfil? 

Quanto mais desafiadora for uma situação, mais motivado o Dominante fica. Superar obstáculos ou fazer o que ninguém quer fazer não apenas o motiva, mas faz com que seus olhos brilhem.

Palavras-chave: Desafio, agilidade e realização.

O Influente (I): “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”

Metodologia DISC - O Influente

O Influente é entusiasmado!

Ele é idealista, persuasivo, flexível. Muito comunicativo, ele interage com todos, informando e motivando a equipe. Tende a ser uma pessoa adaptável e, ao mesmo tempo, procura soluções práticas em todos os contextos da vida.

O que motiva esse perfil? 

O influenciador é aquele capaz de mobilizar e inspirar as pessoas com muita facilidade. Por isso, ele precisa sentir que é aceito e, ao mesmo tempo, reconhecido: esses são os combustíveis para manter sua motivação.<

Palavras-chave: Autoconfiança, entusiasmo, inovação.

O Estável (S): “Quer um abraço?”

Metodologia_DISC_Estabilidade

O Estável é constante!

Ele é sensível, atencioso, paciente. Muito observador, o Estável tem uma percepção diferenciada das situações e, por isso, tende a ter um comportamento empático com as pessoas à sua volta. Ele normalmente é persistente, e, assim, gosta de concluir tudo o que começa.

O que motiva esse perfil? 

Quanto mais claros e bem definidos forem os objetivos, melhores serão os resultados entregues pelo perfil da estabilidade. Ele também valoriza trabalhar com pessoas que o encorajem e deem feedback positivo.

Palavras-chave:Cooperação, persistência e lealdade.

O Conforme (C): “Todos os meus movimentos são friamente calculados!”

Metodologia_DISC_Conformidade

O Conforme é analítico!

É organizado, disciplinado e curioso. O Conforme procura ter um conhecimento profundo sobre aquilo que se propõe a fazer. Por isso, tende a ser perfeccionista, o que agrega muito valor e qualidade aos trabalhos que realiza.

O que motiva esse perfil? 

As pessoas com o perfil Conforme têm preferência por trabalhar em um ambiente calmo e estruturado. Valorizam quando as informações são claras e prefere trabalhar com pessoas que tenham grande conhecimento sobre determinado assunto.

Palavras-chave:Qualidade, comprometimento e racionalidade.

Metodologia DISC: Guia rápido dos perfis

Como os perfis comportamentais contribuem na equipe

Influente e Estável:

  • Oferece apoio para a equipe;
  • Facilita as interações;
  • Fornece feedback;
  • Escuta de forma ativa;
  • Comunica melhor.

Dominante e Conforme:

  • Organizado;
  • Estabelece metas;
  • Estipula prazos;
  • Direciona o time;
  • Controla o processo.

Como usar a metodologia DISC no dia a dia:

Identificar o perfil de uma pessoa ou de si mesmo é importante para melhorar as relações não apenas no trabalho, mas também na vida pessoal. Afinal, além de possibilitar o autoconhecimento, essa metodologia permite que compreendamos a maneira como as pessoas a nossa volta comportam.

No meio organizacional, a metodologia DISC é usada em processos variados, contribuindo para uma maior assertividade na gestão de pessoas e, por consequência, para uma economia de tempo e dinheiro.

3 exemplos de como usar o DISC na sua empresa:

1. Recrutamento e seleção

Imagine que você contratou um colaborador com um perfil Influente. Ele gosta de construir relações, é uma pessoa falante e entusiasta. Imagine que o direcionam para ocupar um cargo na linha de montagem da sua empresa, onde será o responsável por um processo mecânico em série.

Sem dúvida, em pouco tempo, aquele colaborador motivado e alegre ficará frustrado e, ao mesmo tempo, corre o risco de cometer erros na produção ou se acidentar.

Agora que você já conhece um pouco da metodologia DISC, qual seria o perfil mais indicada para essa vaga? E, por que?

Com toda a certeza, para essa vaga, uma pessoa com um perfil Conforme seria mais indicada, por ser é um perfil mais analítico, detalhista, que gosta de rotinas e processos.

2. Análise de Turnover

A metodologia DISC, como vimos no tópico anterior, permite que você contrate candidatos com o perfil comportamental mais próximo do desejado para a vaga. Portanto, você terá colaboradores mais satisfeitos, motivados e que ficarão na empresa por um período de tempo maior, diminuindo a taxa de rotatividade.

O DISC também pode ser utilizado para fazer uma análise assertiva das motivações do turnover de sua empresa. Assim, a gestão pode acompanhar os colaboradores e trabalhar na retenção dos talentos estratégicos.

3. Desenvolvimento Pessoal

Com o perfil comportamental em mãos, você terá informações sobre o padrão de comportamento de colaboradores. Serão mapeadas as competências e os gaps, quais pontos podem ser trabalhados para desenvolver colaboradores não apenas profissionalmente, mas, também, pessoalmente.

Um cuidado fundamental que devemos ter ao trabalhar com a metodologia DISC é não colocar as pessoas em “caixinhas” e supor que elas jamais mudarão.

É possível, por exemplo, desenvolver habilidades em um alto Conforme para falar em público e lidar com pessoas. Só é necessário que a pessoa queira desenvolver essa habilidade.

Conheça mais

Como deu para perceber, autoconhecimento e conhecimento do outro tem tudo a ver com assertividade e sucesso!

Você pode desenvolver um excelente trabalho na gestão de pessoas de sua empresa utilizando a metodologia DISC em diversas áreas e, assim, potencializar processos individuais e coletivos.

Gostou do texto? Compartilhe nas redes sociais!

Sobre Bárbara Kelly

Sou psicóloga por formação e me interesso muito pelo comportamento humano. Há um ano e meio inventei de estudar Criminalística e Psicologia Investigativa. Gosto de livros, fotografia e qualquer coisa DIY. Sou metida a escrever e na Teamhub trabalho produzindo material sobre o intrigante universo do comportamento humano e seus padrões de funcionamento.



Comente com o Facebook



Posts relacionados

Av. Presidente Antônio Carlos, 681, Loja 12. Lagoinha, Belo Horizonte - MG CEP: 31.210-010

contato@teamhub.com.br