Qual é o impacto da cultura organizacional na minha empresa?

Qual o impacto da cultura organizacional na minha empresa?

Qual é o impacto da cultura organizacional na minha empresa?

Antes de mergulharmos no impacto da cultura organizacional, gostaria de te convidar a imaginar a seguinte situação…

Sua empresa faz um detalhado planejamento estratégico anual. Nele, determina ações a serem tomadas durante todo o ano para chegar a determinados objetivos.

Esse planejamento é divulgado para todos os colaboradores da empresa em uma convenção realizada no auditório de um hotel badalado.

Na ocasião, cada colaborador ganha uma pasta contendo o resumo do planejamento, agenda e caneta para o novo ano. Naquele momento, tudo está aparentemente bem e todos parecem motivados.

No entanto, com o decorrer do ano, você observa um ou mais eventos como:

  • Equipes desmotivadas, apresentando baixa produtividade;
  • Alto turnover, com pessoas sendo desligadas e novas sendo contratadas com frequência exagerada;
  • Número de faltas ao trabalho, atrasos e afastamentos aumentando muito.

Mesmo diante da correria do dia a dia, vez ou outra você confere o resumo do planejamento estratégico, mas percebe que os resultados previstos para o ano não estão sendo alcançados.Uma recuperação desse cenário parece cada vez mais difícil ou, até mesmo, impossível.

O que pode estar acontecendo? Onde está aquele clima de engajamento da convenção de fim de ano?

A resposta pode estar na falta de nivelamento entre a cultura organizacional e a estratégia de sua empresa.

A cultura e a estratégia precisam estar alinhadas uma com a outra. Elas precisam ser vividas pelas pessoas todos os dias na empresa e não é suficiente que apareçam apenas em um evento isolado. Caso contrário, o surgimento de resultados negativos será apenas uma questão de tempo.

O impacto da cultura organizacional na estratégia empresarial

A estratégia empresarial é a forma como a organização pretende alcançar seus objetivos, levando em consideração tanto suas diversas transformações externas, quanto as internas.

Com mudanças ocorrendo a cada segundo, é fundamental que a empresa tenha uma estrutura alinhada com sua estratégia.Assim, ela será capaz de obter vantagens competitivas que contribuirão para sua sustentabilidade.

A cultura organizacional, como parte essencial da estrutura, exerce fortes influências sobre a estratégia, e pode gerar impactos diretos:

  • na capacidade produtiva e nos resultados da empresa;
  • no clima organizacional;
  • no relacionamento entre colaboradores;
  • no desenvolvimento dos times de trabalho;
  • na capacidade de inovação;
  • nos resultados financeiros da organização.

A seguir, apresentamos algumas questões para que você possa entender melhor o impacto da cultura organizacional e da estratégia.

A cultura pode apoiar a estratégia

Quando a cultura instalada está alinhada com a estratégia definida, ela causa um impacto positivo na organização, aumentando o engajamento dos colaboradores e potencializando seu sucesso.

A cultura pode sabotar a estratégia:

Ideias incríveis e planos milimetricamente calculados podem ser sabotados pela cultura se ela não estiver alinhada com a estratégia da empresa.

A cultura pode se tornar a estratégia:

“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve.” (Lewis Carroll)

Você já deve conhecer essa citação da obra “Alice no País das Maravilhas”. De fato, no campo empresarial, também corremos o risco de escolher qualquer caminho por não sabermos exatamente onde queremos chegar.

Quem não tem uma estratégia bem definida acaba fazendo da própria cultura a estratégia da empresa.

Sem uma estratégia bem formulada, não há um direcionamento. Assim, a percepção de entrega de resultados pode acabar ficando a cargo de cada pessoa, o que pode trazer grandes prejuízos para a organização.

Veja que, em todos os pontos, a cultura organizacional se sobrepõe, de alguma forma, à estratégia, pois o comportamento das pessoas prevalece nessa relação.

É importante entender como o comportamento acontece dentro da empresa e saber como estimulá-lo em prol dos objetivos organizacionais. O alinhamento entre cultura organizacional e estratégia pode ser a chave para alcançar o máximo potencial produtivo e, assim, resultados extraordinários.

Na prática: Como fazer, com que o impacto da cultura organizacional seja positivo?

É possível avaliar se sua empresa possui uma cultura organizacional instalada que esteja sincronizada com as estratégias empresariais.

Com dados confiáveis em mãos, tomar decisões mais assertivas se torna uma tarefa mais alcançável e realista, sejam elas referentes à adequação da cultura corporativa ou à melhoria das estratégias.

Mas, como fazer isso?

#1 Conheça a essência da empresa

Qual é o DNA da organização? Em outras palavras, qual é a sua razão de ser?

Pode parecer óbvio perguntar isso, mas não é bem assim. Há casos em que a identidade da organização não é mais conhecida por seus próprios fundadores. A empresa “foi acontecendo” e sua visão, missão, valores e propósitos já estão estagnados.

Uma pergunta importante a ser respondida: Os valores e premissas da empresa estão atualizados e são divulgados e enfatizados pela liderança?

#2 Avalie as estratégias

Avalie se as estratégias criadas até então condizem com a essência da empresa.

Uma pergunta importante: Você tem estratégias bem definidas e alcançáveis?

#3 Identifique a cultura organizacional instalada

Tenha uma visão abrangente dos perfis, comportamentos e das interações entre as áreas da organização, além dos resultados individuais e em grupo.

Pergunta importante: Você conhece a cultura organizacional e o potencial produtivo dos seus times de trabalho?

#4 Faça o cruzamento dos dados

Faça a comparação entre os resultados esperados e o seu real potencial produtivo. A partir disso, avalie se sua cultura organizacional está de acordo com suas estratégias.

Somente então você terá insumos valiosos para a tomada de decisões, como reavaliação de estratégias, de resultados esperados, ou da política de contratação e treinamento de pessoas.

Essa pode ser a etapa mais desafiadora de todas, pois envolve uma série de variáveis humanas difíceis de mensurar sem um método adequado e eficaz.

Pensando em facilitar todo o processo de mapeamento de cultura organizacional e auxiliar as empresas a conhecerem sua cultura corporativa de forma completa para fazer dela uma aliada da estratégia organizacional, desenvolvemos a Team Hub.

A TeamHub é, muito além de uma ferramenta de assessment, um sistema de gestão que auxilia na tomada de decisões do dia-a-dia. Trata-se de um grande mapa comportamental que reflete a cultura corporativa, capaz de mostrar o que a torna uma empresa única e como isso pode influenciar a vida dos times e de cada indivíduo.

Comece a mapear o seu time agora, gratuitamente, com a TeamHub.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe no LinkedIn para auxiliar outros profissionais a compreenderem os impactos da cultura organizacional em suas empresas.

Sobre Bárbara Kelly

Sou psicóloga por formação e me interesso muito pelo comportamento humano. Há um ano e meio inventei de estudar Criminalística e Psicologia Investigativa. Gosto de livros, fotografia e qualquer coisa DIY. Sou metida a escrever e na Teamhub trabalho produzindo material sobre o intrigante universo do comportamento humano e seus padrões de funcionamento.



Comente com o Facebook



Posts relacionados

Av. Presidente Antônio Carlos, 681, Loja 12. Lagoinha, Belo Horizonte - MG CEP: 31.210-010

contato@teamhub.com.br