Estilos de liderança: o que você precisa saber!

Estilos de liderança: o que você precisa saber!

Estilos de liderança: o que você precisa saber!

Ocupar um cargo de gestão não é uma tarefa simples. Mas, se você está nessa posição, tenha duas certezas: Você possui habilidades para tal e é capaz de ser um líder cada vez melhor! Seu estilo de liderança impacta sua equipe.

Por isso, queremos conversar um pouco sobre isso hoje. Você vem com a gente?!

A posição de liderança é, por vezes, desgastante, mas não deve ser assim o tempo todo. Ser líder é ser um realizador! Ser líder é ser inspiração para a equipe! Ser líder é ser alguém capaz de melhorar processos e mudar a realidade da empresa.

Na verdade, sabe o que define o significado de “ser líder” em sua vida profissional?

Sim, o que define o que “ser líder” significa é exatamente o estilo de liderança que você demonstra!

A gente sabe que líderes não costumam ter muito tempo disponível em sua agenda, não é mesmo? E é exatamente por isso que preparamos este artigo de forma breve e objetiva para te convidar a pensar sobre seu estilo de liderança!

E, para que você sinta que este não é um momento para falar apenas de mais trabalho, vamos nos transportar para o mundo dos desenhos animados! Nada como relaxar e ganhar conteúdo ao mesmo tempo.

Você nos acompanha nesse momento de ócio criativo?

De acordo com teorias clássicas de gestão, há três estilos de liderança básicos:

  1. Líder Liberal
  2. Líder Autocrático
  3. Líder Democrático

Relacionamos esses estilos a diferentes personagens dos desenhos. Com qual deles você mais se identifica?

O Líder Liberal

Estilo de liderança: o líder liberal

Quem não se lembra, ein? Com essa cara de fofinho, o saudoso Mestre dos Magos ganhava a simpatia dos seis jovens que se viram presos no Reino. Mas, o que aquele mestre efetivamente fazia para ajudá-los a atingir seu objetivo de liberdade?

Nada. Na verdade, entre as discussões dos fãs do desenho, há quem diga que a simpatia do mestre era apenas uma estratégia para ter a confiança da turma. Assim, eles seriam mantidos ali mesmo, por interesses pessoais daquele enigmático personagem.

Por outro lado, há ainda quem especule que a omissão e falta de comprometimento do mestre o tornava o principal vilão do desenho. De bonzinho, só o sorriso simpático e a voz mansa!

O Mestre dos Magos caracteriza o estilo de liderança liberal.

Algumas características:

  • Não assume responsabilidades pelos resultados;
  • É um líder ausente;
  • Não dá orientações claras;
  • Gera baixa produtividade;
  • Evita confronto e desaprovações;

Um estilo de liderança liberal, embora consiga manter, até certo ponto, um clima ameno no ambiente de trabalho, é bastante negativo. Isso porque não inspira e nem estimula a equipe ao bom desempenho.

Embora os liderados geralmente não se manifestem quanto a isso, não se engane: esse estilo de liderança é comumente notado e desaprovado pela maioria dos membros do time.

O Líder Autocrático

Estilo de liderança: O líder autocrático

Conhece o Sr. Waternoose? Há bem menos tempo no universo animado que o líder anterior, o presidente da Monstros S.A. possui um estilo de liderança bastante parecido com o seu tipo físico.

Ele é o líder que tudo vê, que controla todas as ações dos colaboradores da empresa. Seus seis olhos e vários tentáculos o ajudam a manter tudo como ele quer. O interessante é que não se veem orelhas nesse monstrengo gestor…

Claro! Sr. Waternoose não ouve ninguém!

Logo, não se importa com o que pensam os colaboradores e ignora que eles possam ter ideias inovadoras que, consequentemente, podem elevar a organização a um novo patamar de sucesso.

Sr. Waternoose é o típico Líder Autocrático.

Algumas características:

  • Centralizador;
  • Comportamento arbitrário, com tendência ao autoritarismo;
  • Nenhum envolvimento ou envolvimento superficial com os colaboradores;
  • Ausência de feedback ou prevalência de negativismo;
  • Dá orientações e direcionamentos claros;
  • Preocupa-se com a qualidade do trabalho.

Um estilo de liderança autocrático, embora seja menos prejudicial do que um estilo de liderança ausente, ainda assim não exerce influências muito positivas sobre a equipe.

Líderes autocráticos tendem a gerar um clima tenso, de muita pressão e pouco motivação. Ainda que os membros da equipe pareçam comprometidos com a empresa, isso pode não ser verdade.

Muitos podem estar, silenciosamente, buscando outras oportunidades de trabalho.

Atenção! Um estilo de liderança autocrático acaba perdendo o capital mais rentável da organização: a expertise dos colaboradores!

O Líder Democrático

Estilo de liderança: O líder democrático

De Toy Story para o mundo corporativo! Apesar de o filme não esconder as imperfeições da sua personalidade, o Xerife Woody é um exemplo de liderança que inspira, motiva e leva a equipe a vencer os desafios.

O vaqueiro esbanja simpatia, mas está pronto para confrontar os amigos quando eles não correspondem ao esperado. E Woody faz isso tendo o cuidado de demonstrar que se importa e acredita na capacidade de cada um.

Woody tem uma liderança firme. Sendo assim, planeja, sabe dar direções, mas busca conhecer o que pensam os companheiros. Dessa forma, tem uma liderança que valoriza a colaboração de todos e aproveita o potencial de cada um dentro do plano. Certamente, inspira o grupo à lealdade e acreditar que é possível alcançar os objetivos.

O Xerife Woody representa o Líder Democrático.

Algumas características:

  • Reconhece as habilidades de cada membro da equipe;
  • Estimula a participação de cada um;
  • Sabe ouvir;
  • Dá orientações claras;
  • Incentiva o bom desempenho;
  • Assume responsabilidades.

Um estilo de liderança democrático se preocupa com o desenvolvimento da equipe. Como resultado, estimula resultados satisfatórios e promove um bom clima organizacional. Assim, o líder consegue manter o foco nas metas, mas sem gerar tensão e também lidera e toma decisões sem ser arbitrário. Dessa maneira, estimula a autonomia e o desempenho individual, dando aos colaboradores a segurança de sua direção.

Por outro lado, o personagem Woody é uma bela demonstração de que líderes democráticos também cometem erros. Contudo, eles conquistam o respeito e a confiança da equipe de modo que os membros do time acreditam em sua liderança. A equipe é conduzida tendo clareza de que o sucesso de todos é fruto do sucesso de cada um.

Liderança é um processo interativo no qual o líder influencia,motiva e cria condições para que sua equipe apresente resultados bem sucedidos.

Seja qual for seu estilo de liderança, ele certamente impacta sua equipe e a sua própria satisfação pessoal como líder! Identificar o tipo de líder que você é pode ser um ótima oportunidade de amadurecimento e transformação. Esse processo pode contribuir para que você seja um líder cada vez melhor e excelente!

Gostou deste texto? Então, compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

Sobre Débora Alves

Sou graduada em Pedagogia e especialista em Pedagogia Empresarial e Gestão em Recursos Humanos. Como desafio atual, tenho a reta final do mestrado em Educação e Formação Humana. Sou apaixonada por processos de aprendizagem, neurociências e pelo Universo Marvel. Amo cozinhar para a família e os amigos. Meu trabalho na TeamHub é produzir material sobre tudo que envolve pessoas, aprendizagem, cultura e organizações.



Comente com o Facebook



Posts relacionados

Av. Presidente Antônio Carlos, 681, Loja 12. Lagoinha, Belo Horizonte - MG CEP: 31.210-010

contato@teamhub.com.br