Departamento Pessoal e Recursos Humanos: Não confunda esses dois!

Departamento Pessoal e Recursos Humanos: Não confunda esses dois!

Departamento Pessoal e Recursos Humanos: Não confunda esses dois!

Pode parecer estranho, mas, ainda hoje, no meio corporativo é comum que as pessoas confundam Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Essas duas áreas, tão importantes para uma empresa, são bastante distintas!

Em linhas gerais, o Departamento Pessoal cuida da parte burocrática e documental. Já o Recursos Humanos trabalha para potencializar o Capital Humano. Existem empresas que possuem apenas a área de Departamento Pessoal. Há outras nas quais o DP faz parte da área de RH. Existem, ainda, aquelas organizações que possuem essas duas áreas estabelecidas funcionando separadamente.

Porém, quando não há especificações claras quanto ao trabalho desses dois departamentos dentro de uma empresa, a gestão de pessoas pode ficar a cargo de quem trabalha no Departamento Pessoal.

E é considerando a importância de se reconhecer as especificidades do trabalho realizado por cada um desses setores, que apresentamos este artigo!

Nosso objetivo aqui é deixar clara essa distinção entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Temos certeza de que a compreensão dessas especificidades garantirá uma melhor organização e desenvolvimento da empresa.

Departamento pessoal

O que é Departamento Pessoal (DP)?

O Departamento Pessoal, a grosso modo, tem como função gerenciar questões burocráticas que dizem respeito aos colaboradores e à empresa.
Sendo assim, esse departamento é o responsável por cuidar de toda a documentação dos colaboradores, garantir que toda ela seja emitida e organizada da melhor maneira.

Um Departamento Pessoal bem organizado traz agilidade para a empresa e segurança para os colaboradores.

Quais são as funções do Departamento Pessoal?

Como dissemos anteriormente, esse departamento é especializado nos trâmites burocráticos. Dessa forma, ele otimiza processos e economiza tempo e recursos da empresa.

Além disso, garantir que as leis trabalhistas sejam cumpridas também é uma das funções do DP. Se bem gerenciada, essa atuação evita dores de cabeça e gastos desnecessários.

Fica também a cargo do Departamento Pessoal gerenciar tarefas documentais e bem conhecidas de todos, como:

  • Contratação e desligamento de funcionários;
  • Gestão de folhas de pagamento;
  • Organização e recebimento de licenças médicas e atestados;
  • Férias dos funcionários;
  • Mapeamento da jornada de trabalho e folhas de ponto.

Portanto, como se pode notar, as funções desempenhadas nessa área exigem organização e disciplina, uma vez que os processos internos de uma organização e o cumprimento dos direitos e deveres dos funcionários ficam em suas mãos.

Qual a estrutura do Departamento Pessoal?

Em pequenas empresas, muitas vezes não há uma área dedicada ao Departamento Pessoal. Para essas organizações, é mais comum ter um contador ou uma empresa terceirizada para cuidar da burocracia.

Já em empresas de grande porte, o Departamento Pessoal é um setor especializado, que pode ter uma estrutura mais ou menos complexa. De modo geral, ele se divide em três áreas: admissão, compensação e desligamento.

Sendo assim, observamos que o Departamento Pessoal é um dos responsáveis por garantir a fluidez do funcionamento de uma empresa. Para isto, precisa ser bem organizado e categorizado.

Recursos Humanos

O que é Recursos Humanos (RH)?

A área do RH já foi focada apenas em tarefas operacionais e administrativas. O setor atuava como um apoio à organização ao gerenciar as relações com os empregados. Porém, não havia uma visão estratégicas nessas ações.

Com a evolução da sociedade, a essência do trabalho dos recursos humanos continua a mesma. Porém, com o passar dos anos, esse setor está cada vez mais estratégico.

Atualmente, o RH cuida das necessidades da empresa e do colaborador. Portanto, tem como missão, em muitas empresas, cuidar da cultura organizacional, garantindo que ela seja a mais alinhada com os objetivos da organização.

Recursos Humanos ou Gestão Pessoas?

A partir do momento que as organizações mudam a sua visão sobre os seus “recursos humanos”, buscando não ter apenas funcionários, e sim, parceiros e colaboradores, a área da gestão de pessoas ganha força.

A Gestão de pessoas cuida do desempenho, engajamento e desenvolvimento das pessoas. Ela não está restrita a um setor específico. Portanto, deve ser feita por todos os líderes de uma organização.

Dessa forma, podemos dizer que o Recursos Humanos vai cuidar do planejamento macro da organização. Enquanto isso, a gestão de pessoas vai cuidar da motivação de cada pessoa.

Quais são as funções do RH?

Identificar, motivar, potencializar Estes são verbos que estão diretamente ligados com o setor de Recursos Humanos. É nessa área que a mágica acontece! Talentos são descobertos, capacidades são desenvolvidas, pessoas são engajadas. E, é claro que tudo isso tem efeitos diretos no desempenho dos colaboradores dentro da empresa.

De uma maneira prática, a área de RH atua em:

Departamento Pessoal e Recursos Humanos: uma parceria necessária

Como foi dito anteriormente, o Departamento pessoal e o setor de Recursos Humanos são áreas cujas atribuições geram confusão na cabeça das pessoas. Ambas são igualmente importantes! Contudo, suas funções são distintas dentro de um negócio. Muitas vezes, dentro das próprias organizações, esse entendimento fica nublado.

De fato, existem muitas vantagens em se ter esses dois setores distintos dentro da sua empresa. Ambos são de grande importância para o funcionamento dentro de uma corporação.

O Departamento Pessoal tem seu lugar garantido, principalmente em grandes empresas que buscam organização no que diz respeito à questões contábeis, jurídicas e burocráticas.

A Gestão de Pessoas ganha espaço com a crescente busca por qualificação profissional, tanto por parte da empresa como de seus colaboradores.

Além disso, as organizações estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento pessoal de seus colaboradores. Os dados mostram que, quando eles são motivados e têm uma relação de qualidade com sua empresa, trazem melhores resultados, tanto qualitativos e quantitativos.

Compreender essa distinção pode fazer toda a diferença em sua empresa, e ter essas duas áreas bem estabelecidas pode ser garantia de sucesso!

Se você gostou deste post sobre Departamento Pessoal e Recursos Humanos, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook e no LinkedIn 🙂

Sobre Bárbara Kelly

Sou psicóloga por formação e me interesso muito pelo comportamento humano. Há um ano e meio inventei de estudar Criminalística e Psicologia Investigativa. Gosto de livros, fotografia e qualquer coisa DIY. Sou metida a escrever e na Teamhub trabalho produzindo material sobre o intrigante universo do comportamento humano e seus padrões de funcionamento.



Comente com o Facebook



Posts relacionados

Av. Presidente Antônio Carlos, 681, Loja 12. Lagoinha, Belo Horizonte - MG CEP: 31.210-010

contato@teamhub.com.br