Cultura e Clima Organizacional: o que você realmente precisa saber!

Cultura e Clima Organizacional: o que você realmente precisa saber!

Cultura e Clima Organizacional: o que você realmente precisa saber!

Para conversarmos sobre cultura e clima organizacional, proponho uma rápida viagem ao universo gastronômico. Por um instante, imagine sua comida favorita. Visualizou?

Permita que aromas, sabores e texturas captem as áreas imaginativas de seu cérebro voraz.


O que será que torna um mesmo prato apetitoso ou aversivo?

Assim como na gastronomia, na área empresarial existem elementos que podem contribuir (ou não) para que a cultura e o clima da empresa se tornem agradáveis. Entre eles, podemos citar, por exemplo, a sutileza nas ações, as habilidades dos colaboradores, a sensibilidade dos gestores, etc. Esses e outros componentes desse sistema podem ter impacto nas “receitas” que nascem nesse ambiente!

Dessa forma ao investir tempo para aprimorar os “sabores” de uma empresa é agir sobre sua cultura e clima, tendo a clareza de que os ingredientes acrescentados impactarão na forma como os colaboradores “degustaram” cada projeto proposto, o que influenciará diretamente seu engajamento e motivação.

Compreender a cultura e o clima organizacional de uma empresa e usar seus benefícios em favor de seus negócios é semelhantemente a saber cozinhar muito bem os pratos típicos de uma culinária regional.

Por exemplo, cozinheiros diferentes podem ter disponível a mesma qualidade de ingredientes, seguir o modo de preparo e usar os mesmos instrumentos de trabalho. Contudo, ainda assim, o prato de um deles pode ser muito apreciado e, o do outro, extremamente criticado.

Cultura e Clima Organizacional: Expectativa vrs. Realidade

O aspecto visual do prato pouco diz de seu sabor. Entretanto, qualquer bom chef sabe bem que “comemos primeiro com os olho”. Assim é a relação entre cultura e clima e tal é sua força para tornar a empresa apreciada pelos colaboradores, despertar o desejo de permanência e aumentar a produtividade!

A cultura influi no clima e o clima age sobre a cultura. A cultura é a personificação da empresa. O clima é a percepção, impressão e impacto que ela causa.

Você pode ser um masterchef na arte de tornar sua empresa agradável! Mas, para isso, é fundamental que tenha clareza quanto aos elementos que a compõem e como se articulam.

A Cultura Organizacional

Cultura organizacional pode ser entendida como o jeito institucionalizado de pensar e agir. É a identidade do grupo e da empresa. A cultura não deve ser compreendida apenas como padrões de comportamento, mas como mecanismos capazes de modelá-los e controlá-los.

Certas empresas expõem quadros com valores, missão e visão da organização como forma de promover e reafirmar no que acreditam, com o que estão comprometidas e aonde querem chegar.

Sem dúvida, utilizar quadros com os valores da instituição é uma estratégia de promover a cultura que se pretende desenvolver nela. Todavia, pode não surtir efeito algum se esses princípios não fizerem parte da vida da organização. É como um cardápio desatualizado: o restaurante divulga, mas não o serve mais.

Ingredientes Principais

Alguns aspectos da cultura organizacional são facilmente percebidos, como os ingredientes principais e mais visíveis de um prato.

Conhecidos teoricamente como artefatos, representam as características mais facilmente identificadas no ambiente de trabalho.

Podemos citar como exemplo a maneira de construir o produto, a forma de lidar com clientes e o modo como o líder e os colaboradores se relacionam.

Acompanhamentos

Em um nível não tão evidente, mas bem presente, é possível identificar os valores compartilhados pelo time. São os motivos e as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem, agem como agem, dizem o que dizem.

Esses valores são promovidos e alimentados, primeiramente, pelos fundadores ou alta diretoria e, ainda, por aqueles que exercem liderança no ambiente de trabalho. Eles poderiam ser comparados aos acompanhamentos de um prato, que ajudam na composição.

Temperos exóticos

Numa esfera quase imperceptível, encontram-se as pressuposições básicas da organização. É o nível mais profundo da cultura organizacional. São como temperos exóticos, que se mesclam aos tradicionais. São os porquês das ações. Muitas vezes, nem sequer são nomeados e algumas pessoas podem nem mesmo notar sua presença.

Cultura e Clima Organizacional: Menu da cultura

A cultura organizacional, quando bem reconhecida, pode ser uma ferramenta estratégica para direcionar a empresa rumo à maior efetividade. Por meio dela, o tempo é otimizado, procedimentos são redirecionados, pessoas são estrategicamente contratadas e remanejadas.

O clima

Clima é a resposta dos colaboradores ao ambiente criado. É como eles percebem e reagem à cultura da empresa e às condições por ela estabelecidas. Os colaboradores demonstram se estão satisfeitos com a empresa e se aquela cultura é positiva ou tóxica.

Podemos citar alguns fatores que influenciam o clima organizacional:

  • recursos materiais disponíveis para o trabalho;
  • a combinação dos membros que devem trabalhar juntos;
  • os procedimentos padrões da empresa;
  • ações da liderança.

Saber como os membros da equipe reagem a esses elementos pode reduzir os esforços em direção a decisões assertivas e impulsionam mudanças positivas!

E aí, você pode nos perguntar: e os salários e planos de carreira? Não influenciam no clima da empresa?

Respondemos: claro que sim!

Mas, acredite, os ingredientes apontados acima têm um poder maior em relação a estes últimos.

Pense um pouco: é muito agradável irmos a um restaurante bonito, confortável e bem decorado. Mas, se a comida não for saborosa, qual a sua motivação para voltar?

Então, a empresa que busca engajamento e fidelidade dos membros da equipe deve se importar com uma boa gestão de cultura e clima organizacional!

Articulando cultura e clima organizacional

Avaliar e monitorar com frequência o clima da empresa pode ser determinante para que gestores tomem decisões assertivas quanto aos rumos da organização. Essa ação é semelhantemente a típica pesquisa de satisfação do cliente em um restaurante.

Conhecer a cultura da organização e supervisionar seu clima são ações que podem ser realizadas por ferramentas de gestão de pessoas. Com as ferramentas corretas, é possível reconhecer como os colaboradores têm reagido à cultura da empresa e assim desenvolver estratégias para promover maior satisfação e empenho de cada pessoa do seu time!

 

Sobre Débora Alves

Sou graduada em Pedagogia e especialista em Pedagogia Empresarial e Gestão em Recursos Humanos. Como desafio atual, tenho a reta final do mestrado em Educação e Formação Humana. Sou apaixonada por processos de aprendizagem, neurociências e pelo Universo Marvel. Amo cozinhar para a família e os amigos. Meu trabalho na TeamHub é produzir material sobre tudo que envolve pessoas, aprendizagem, cultura e organizações.



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