Como construir uma cultura com foco na diversidade?

Como construir uma cultura com foco na diversidade?

Para falarmos sobre a cultura organizacional voltada para a diversidade, é preciso entrar em um assunto pouco explorado e compreendido: a experiência da economia e das relações. Falar sobre as experiências envolve todos os tipos de relações. Mas afinal, o que seria a economia da experiência? 

 

A economia da experiência: 

O conceito foi introduzido por Joseph Pine e James Gilmore, especialistas em mercado pela Universidade de Harvard. Os pesquisadores realizaram um estudo complexo sobre as tendências da vida e consumo na atualidade e concluíram que as empresas deveriam priorizar a promoção e venda de experiências únicas, ou seja, emoções memoráveis para os consumidores em geral para transformar a proposta de valor da marca e capturar o público-alvo. 

Neste contexto, várias são as reflexões sobre o impacto do valor e da experiência nas relações humanas, no comportamento e nas decisões. No cenário das organizações, as pessoas que a compõem é que trazem sentido à ela e as experiências humanas compõem a cultura e a diversidade. Quando a empresa insere a diversidade como um requisito nos processos de cultura organizacional, ela proporciona experiências mais amplas entre os colaboradores  e as equipes.

 

 Mas, o que a experiência tem a ver com a cultura organizacional? 

Tudo. A cultura deve ser desenvolvida de forma estratégica e que seja pautada com foco na experiência positiva e diversificada, ou seja, valorizar e priorizar a diversidade. A economia da experiência engloba um universo amplo, que respeita  a diversidade, as personalidades individuais, os valores e as crenças de cada pessoa. 

Assim, a cultura organizacional em empresas que desejam a alta performance deve expandir suas possibilidades valorizando a diversidade e criando um ambiente organizacional que permita trocas, aprendizagem e relações inovadoras. O trabalho começa de dentro pra fora, ou seja, é primordial preparar a equipe interna para saber conviver e relacionar com os diferentes tipos de pensamentos e posicionamentos. O que vai impulsionar uma organização frente aos resultados é a conexão entre os objetivos organizacionais e estratégicos com a visão estratégica composta pela diversidade, trazendo soluções  e experiências maiores e completas para todos os públicos. 

 

A diversidade como centro!

 

A diversidade não se refere apenas às diferenças entre gêneros ou orientação sexual, não é apenas sobre etnias, raças, religiões, mas diz muito   sobre as relações de convívio e o que cada pessoa traz de único que contribuirá com o trabalho. Ela é um fator estratégico.

As experiências individuais de cada um, as vivências, os pensamentos, quando juntos, somam na busca por soluções mais assertivas e com mais chances de resultados positivos. Ela precisa ser uma das bases importantes da cultura organizacional para empresas que desejam e almejam se manter ativas em um mercado cada vez mais veloz. 

Todo o processo de inclusão da diversidade na cultura organizacional, precisa permeiar o fluxo do planejamento estratégico da empresa. Ela precisa ser visível para todos. Algumas ações podem ser aplicadas internamente, como campanhas de conscientização de equipes, treinamentos e capacitações para uma gestão com foco no tema e outras. 

 

Como construir a cultura organizacional com o foco na diversidade? 

 

Não é uma tarefa simples, principalmente, se a empresa encontra dificuldades internas de implantar novos processos, novos fluxos e novas mudanças. É preciso alinhar os objetivos estratégicos, analisar o cenário atual e criar ações que contribuam para a transformação gradual de posicionamento e da aceitação. A inclusão da diversidade na cultura organizacional precisa ser leve e ampla, ela precisa ser realizada com cuidado. 

Sabemos que não é uma tarefa que contempla apenas a diretoria, as lideranças e a área de gestão de pessoas, por isso, a TeamHub possui uma equipe disponível e capacitada para ajudar em todos os processos e a encontrar as dificuldades  inerentes à cultura organizacional e à diversidade. Conte conosco!



Comente com o Facebook



Posts relacionados

Av. Presidente Antônio Carlos, 681, Loja 12. Lagoinha, Belo Horizonte - MG CEP: 31.210-010

contato@teamhub.com.br